A adega

picotado_passaro-01

A adega de Vinho Verde MODESTU'S foi fundada em 2010 por iniciativa de Modesto Castro. Está situada em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na Sub Região de Basto, na freguesia de Codeçoso, Celorico de Basto. Foi em 2014 certificada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), com o objectivo de produzir vinho verde de Denominação de Origem Controlada, (D.O.C.). A matéria prima é selecionada criteriosamente à entrada da adega, as uvas são escolhidas segundo o seu potencial, originando um vinho verde branco premium que é o principal objectivo da Adega. Após a sua selecção os vinhos brancos são obtidos por fermentação alcoólica do mosto de uvas brancas a temperatura baixa ( a 16 °C) e controlada  sem a presença dos outros elementos que compõem o cacho, nomeadamente das películas. Este mosto é obtido por prensagem das uvas que, depois de decantar, ou seja, pelo processo de flutuação de corrente de azoto das substâncias sólidas mais pesadas para o topo. É depois trasfegado para pequenos depósitos de inox, onde vai fermentar, estagiando em borra fina durante 6 meses.

Os vinhos tintos sofrem um processo de vinificação ligeiramente diferente, uma vez que o mosto de uvas tintas fermenta nos lagares na presença das películas, que vão transmitir ao vinho parte da cor e da adstringência, sendo depois  trasfegado para pequenos depósitos de inox.

adega

O enchimento é feito por rigorosos processos tecnológicos com controlo de adição de CO2, os vedantes são microalgomerados de cortiça timbrados com a marca Modestu's, provenientes da maior corticeira mundial. A rotulagem e capsulagem é automática, sendo a inclusão de cada garrafa feita manual e individualmente em caixa duplo kraft, identificada com a imagem de marca Modestu's, elevando desta forma o critério de qualidade, sendo depois armazenada em europaletes.