Como abrir o vinho?

Sabia que a forma de abertura do vinho varia consoante o tipo do mesmo? Vamos ensinar-lhe todas as dicas.

     O saca-rolhas é um utensílio praticamente indispensável para abrir uma garrafa. O seu objectivo principal é retirar a rolha, normalmente de cortiça, que tapa o vinho. do vinho.

     Existem inúmeros tipos de saca-rolhas, mas o melhor saca-rolhas não é o mais bonito, é aquele que retira a rolha na vertical e tem o parafuso comprido e pontiagudo. Quando a rolha é removida verticalmente, há menos probabilidades de se quebrar. Se a rolha partir, os pedaços de cortiça passam para o vinho criando uma situação pouco agradável, apesar de não ser nociva ao vinho.

     O método de abertura da garrafa depende do tipo de vinho. Os vinhos tranquilos são revestidos por um invólucro no topo da garrafa. O primeiro passo é cortá-lo com uma faca ou com a lâmina que muitos saca-rolhas possuem. O corte deve ser feito por baixo do gargalo, sendo opcional retirar apenas a parte superior ou todo o invólucro. Quando se vai decantar o vinho, o comum é retirar todo o invólucro, para ver melhor o vinho e a garrafa. No entanto, se a garrafa for directamente para a mesa, é normal retirar apenas a parte superior do invólucro.

     O passo seguinte é limpar a parte superior da garrafa com um pano limpo e seco para eliminar vestígios de sujidade. Insira o saca-rolhas na perpendicular com cuidado e sem perfurar totalmente a rolha (evita-se que caiam pedaços de rolha no vinho). Depois retire a rolha, puxando-a devagar e num só movimento.

     Normalmente os vinhos espumantes não necessitam de ser abertos com saca-rolhas. Como são vinhos com gás, necessitam de um cuidado especial quando se retira a rolha, porque a rolha pode ser projectada e o líquido entornado. A rolha do vinho espumante está protegida por um papel metálico e pelo cabresto de metal (normalmente, uma armação de arame), que têm de ser retirados quando se abre a garrafa. É conveniente que uma mão segure sempre a rolha, quando se abre a garrafa.

  Incline a garrafa e segure-a com uma mão, a outra mão deverá rodar ligeiramente a rolha. A pressão do gás deverá empurrar a rolha lentamente e suavemente para fora do gargalo da garrafa.
Os utilizadores mais experientes podem abrir a garrafa de espumante com um sabre ou faca afiada: segure a garrafa na diagonal e bata com força na garrafa ligeiramente abaixo do local da rolha.

   Quando se pretende abrir uma garrafa muito velha é possível que as rolhas se partam ou estraguem. Se a rolha partir, deverá voltar a inserir o saca-rolhas obliquamente, empurrá-lo contra a parede do gargalo e puxar a rolha lentamente. Caso não resulte, a outra opção é empurrar a rolha fazendo com que caia no vinho: não é agradável, mas depois pode filtrar o vinho.

 

     Para evitar que a rolha se parta ou estrague, pode utilizar uma pinça especial (tenaz) com braços que se ajustam ao gargalo da garrafa. Deve aquecer a pinça numa lareira ou fogão a gás e quando as pontas estiverem laranja, coloque a pinça à volta do gargalo da garrafa (acima do vinho e abaixo da rolha) durante um minuto. Depois, retire a pinça e passe um pano húmido no local onde estavam as tenazes: a alteração brusca de temperatura faz com que o vidro estale e se parta. Segure no topo do gargalo e retire-o como se fosse uma tampa.

 

 

Aproveite para visitar a nossa loja online do Vinho Verde Modestu's.

Adega Modestu's
www.modestus.eu
Telefone: +351 91 416 05 65
Rua de Codeçoso, Nº 2285
4890-163 Codeçoso
Celorico de Basto

Share

Comments are closed.