Porquê servir o Vinho em copos adequados?

Cada estilo de vinho tem um copo adequado para servi-lo.

Num mundo perfeito, deveríamos ter, por exemplo, um copo para rosés, outro para brancos, uma para Bordeaux, outra para Borgonha, e assim por diante.

Mas em caso de necessidade, podemos fugir às regras e aproveitar o vinho em outro recipiente qualquer, mas, não devemos fazer disso uma prática.

Porquê um copo de vinho e não um copo comum?

Um copo de vinho possui o bojo com diâmetro perfeito para que, ao girar o vinho, ele se oxigene e expresse todos os seus aromas. A haste permite segurar o copo sem deixar marcas de dedos e sem aquecer a bebida.

Outra prática comum, que também deve ser evitada, é servir o vinho tinto ou branco em taças de espumante flute – aquelas mais fininhas e compridas.

Vinhos brancos e tintos precisam de maior área de contato com o ar dentro da taça, além da clássica voltinha na bebida para libertar os seus aromas – o que a taça flute não permite.

Ter um copo para cada tipo de vinho pode ser caro e, em muitos casos, desnecessário.

Então podemos simplificar e ter, pelo menos, um copo para vinhos tranquilos (brancos, rosés e tintos) e uma taça para os vinhos espumantes.

Dê preferência aos de cristal em vez de vidro, pois contém pequenos poros que quebram as moléculas do vinho quando são girados, libertando com mais facilidade os seus aromas.

 

Vinho Verde Modestu’s acompanha pessoas, celebra momentos e enaltece o que de melhor se faz em Portugal. Um vinho que se faz de orgulho por ser único no mundo.

Aproveite para visitar a nossa loja online do Vinho Verde Modestu's.

Adega Modestu's
www.modestus.eu
Telefone: +351 91 416 05 65
Rua de Codeçoso, Nº 2285
4890-163 Codeçoso
Celorico de Basto

Share

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.