Os vinhos

"Deus criou a água, mas o homem fez o Vinho” (Victor Hugo)"
O Vinho Verde é único no mundo. Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos e tintos. Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado e agradável de beber.
A flagrante tipicidade e originalidade destes vinhos é o resultado, por um lado, das características do solo, clima e factores sócio-económicos da região, e, por outro, das peculiaridades das castas autóctones da região e das formas de cultivo da vinha.

A marca Modestu's de vinho verde branco e tinto foi inspirada no vitivinicultor Modesto Castro.
O enólogo Jorge Sousa Pinto, um dos mais conceituados e especializados em vinhos verdes, é o responsável pelo vinho Modestu's.

 

picotado_passaro-01
frente

MODESTU'S VINHO VERDE BRANCO BEST OF VINHO VERDE VERDE HONRA 2015

ARINTO 2016 | SUB REGIÃO BASTO

Notas de Prova

Modestu's Vinho Verde Branco é proveniente das castas brancas tradicionais da sub-Região de Basto. De cor citrina, um aroma fresco e frutado, resultantes do "blend" perfeito das pomóideas (maçã madura e pera) e floral (lantanas) do Arinto e dos citrinos (limão e maçã verde) do Azal. Apresenta-se na boca com final longo e agradável. Acompanha bem pratos de peixe, mariscos e Sushi. Temperatura de serviço entre os 6° C e os 8°C.

Notas de Vinificação

Vinificação em branco obtida por fermentação alcoólica do mosto de uvas brancas a temperatura baixa ( a 16 °C) e controlada  sem a presença dos outros elementos que compõem o cacho, nomeadamente das películas. Este mosto é obtido por prensagem das uvas que, depois de decantar, ou seja, pelo processo de flutuação de corrente de azoto das substâncias sólidas mais pesadas para o topo. É depois trasfegado para pequenos depósitos de inox, onde vai fermentar, estagiando em borra fina durante 6 meses.

Notas de Estágio

Estágio em cuba de inox, sobre borra fina durante 6 meses.

Castas

Arinto    Azal

Análises

Álcool : 12,5%         Acidez : 6,2g/dm3
PH : 3,06                Açúcar : 1,6g/dm3

verso

 

picotado_passaro-01

MODESTU'S VERDE TINTO COLHEITA SELECCIONADA

 

 

MODESTU'S VINHO VERDE TINTO

VINHÃO 2016

COLHEITA SELECCIONADA 2016

Notas de Prova

Modestu's Vinho Verde Tinto é proveniente da casta tintureira tradicional da sub-Região de Basto, o Vinhão. É um vinho de cor intensa, vermelho granada, de aroma vinoso, onde se evidenciam notas de frutos silvestres com ligeira amora. Na boca é fresco e encorpado com final intenso e característico. Acompanha bem com pratos fortes de carnes vermelhas, enchidos e pratos típicos da gastronomia Portuguesa. Servir entre os 10 ° C e os 12 ° C. Vinho natural não filtrado sujeito a depósito.

Notas de Vinificação

Vinificação em tinto, com fermentação de 4 a 6 dias em lagar na presença das películas para potenciar a cor.

Informação adicional

Vinho natural não filtrado sujeito a depósito.

Castas

Vinhão

Análises

Álcool : 13%         Acidez : 7,94g/dm3
PH : 3,44               Açúcar : 1,5g/dm3

MODESTU'S VERDE TINTO COLHEITA SELECCIONADA

MODESTU'S VERDE TINTO COLHEITA SELECCIONADA